10 Temperos Saudáveis que Podem Substituir o Sal

O excesso de sódio faz mal à saúde, não à toa, que ele acaba sendo vilão para aqueles que desejam uma alimentação sadia e equilibrada.

O sódio presente em diversos alimentos e principalmente no sal,  é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que seu consumo diário não ultrapasse a 2.400 mg, o que representa 6 gramas de sal nas 24 horas

Pesquisas recentes apontam, no entanto, que no Brasil o consumo de sódio chega a ser mais que o dobro recomendado.

No entanto, com medidas simples, é possível reduzir o consumo de sódio.

saudável tempero

Temperos Saudáveis

 

 

“Por exemplo, trocar o sal por temperos naturais, conhecidos e de sabor agradável, uma vez que só trazem prazer e diversificação ao paladar, e ainda podem gerar inúmeros benefícios à saúde”.

Conheça agora os 10 temperos saudáveis e naturais listados por especialista na área, e que podem substituir o sal com muita facilidade, dado ao seu gosto marcante.

O Alho

Além de deixar os pratos muito mais saborosos e combinar com diversos alimentos, o alho possui ação hipotensora, vasodilatadora e sudorífera.

Esse tempero também estimula funções respiratórias, reduz a taxa de colesterol total e triglicerídeo no sangue e elimina toxinas e bactérias patogênicas.

A Cebola

A cebola realça o sabor dos alimentos e também melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias e é rica em potássio, que ajuda no controle da pressão arterial.

Ela também funciona como aliada no combate a problemas respiratórios e ainda combina com quase todos os tipos de pratos.

O Gengibre

O gengibre tem ação digestiva, diurética, antitrombótica, antidepressiva, anticéptica. Ele funciona como estimulante da circulação geral e cardiovascular.

O gengibre pode ser usado na preparação de sucos, mas também para dar sabor a caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no final do cozimento.

A Pimenta

A pimenta ajuda na redução do colesterol no sangue, melhora o sistema imunológico, auxilia na digestão, na eliminação de bactérias nocivas ao organismo e na circulação sanguínea.

Ela, no entanto, deve ser utilizada com moderação por pessoas hipertensas, devido ao seu efeito termogênico e de contração dos músculos ao redor dos vasos sanguíneos.

Dependendo do tipo da pimenta, esse tempero pode ser utilizado em aves, frutos do mar, carnes, molhos, pratos nordestinos, entre outros.

O Limão

Além do suco, o limão é um excelente tempero para saladas e peixe. Ele aumenta as defesas do organismo, facilita a digestão, regula a absorção de açucares, pela presença de fibras solúveis.

O limão também é fonte de potássio, que auxilia no controle da pressão arterial.

O Coentro

Nem todo mundo gosta do sabor do coentro, mas esse tempero pode fazer muito bem à  saúde.

O coentro melhora a digestão e previne flatulências.  Ele também é fonte de magnésio, que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso central e fortalece os ossos, além de ser fonte de vitaminas A, C e do complexo B.

O ideal é que o coentro seja acrescentado apenas na finalização dos pratos, já que o calor interfere no paladar.

A Hortelã

A hortelã deixa qualquer comida ainda mais cheirosa, mas, além do aroma, esse tempero natural tem ação analgésica, estimulante, antioxidante e expectorante.

Ela previne problemas bucais e ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais.

A folha da hortelã pode ser utilizada em chás, sucos, feijões, batata, berinjela e cordeiro.

O Manjericão

O manjericão melhora o fluxo sanguíneo, prevenindo a hipertensão arterial. Ele possui também ação antioxidante e anti-inflamatória.

O manjericão pode ser utilizado em molhos para massas, sopa de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.

O Alecrim

O alecrim apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Ele auxilia no combate à bactéria Helicobacter Pylori, uma das responsáveis por úlceras gástricas e duodenais.

Ele também atua no sistema digestório, aumentando a produção de enzimas digestivas e vai bem com molhos, ensopados, tomates e carnes.

A Salsinha

A salsinha deixa os pratos mais coloridos e alegres, mas também tem ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais.

Esse tempero é rico em antioxidantes e possui ação anti-inflamatória. A salsinha vai bem nos legumes, assados, sopas, massas, carnes e frango.

As vezes corremos ao sal de cozinha por estarmos carentes de outros minerais e nutrientes essenciais ao nosso organismo, como magnésio cálcio e zinco, e que podem ser encontrados facilmente em vários alimentos, fique atento!

Se Gostou do Artigo, deixe um comentário para que eu possa aprimorar ainda mais seu conteúdo e oferecer a você algo de valor, sempre!

Obrigado!

 

Emagrecer com Vip 60  SAIBA MAIS

 

10 Temperos Saudáveis que Podem Substituir o Sal
5 (100%) 1 vote

Receba GRÁTIS por email as melhores Dicas de como melhorar sua Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *