Alho Poró: Receitas e Propriedades

alho-poroO alho poró, que um dia foi usado apenas por grandes chefs de cozinha em restaurantes renomados – e havia até um glamour acerca do alimento, pois era apenas usado para temperar pratos sofisticados- agora também faz parte do dia a dia de muitas comuns donas de casa, que passaram a adaptá-lo em pratos cotidianos.

O alimento é bastante utilizado no mundo todo, seja como tempero ou até mesmo como ingrediente chave no recheio de alguns pratos. Seu uso começou na Antiguidade, com egípcios, romanos e gregos. Depois, se expandiu por toda Europa – principalmente no período das grandes embarcações que comercializavam especiarias.

Também é conhecido como alho francês, devido sua constante atuação na culinária desse país.  É um dos símbolos culturais do País de Gales ( Cawl ). Na nação britânica, carrega tradição do dia de São David, quando os galeses fazem uma típica sopa do alho para celebrar a data.

Quais receitas fazer com o alho poró?

Muitas receitas podem ser feitas por esse alimento que é extremamente versátil. A grande questão parece ser em qual receita ele não se adapta. Como dito anteriormente, houve uma grande e rápida absorção da especiaria na cozinha das donas de casa.

Logo, mesmo que o alho poró seja, relativamente, um novo recurso para as cozinheiras, existem inúmeras receitas que podem ser feitas com ele. O alho pode ser usado como protagonista nos pratos, como no caso do suflê de alho poró, torta cremosa, uma sopa de alho com batatas, saladas que podem ser combinadas com uma enorme diversidade de outros alimentos, proporcionando novos gostos e sabores para o paladar.

Ainda existem possibilidades para preparar quiches e cremes, risotos com alho poró, patê de alho poró, entre outros pratos que fazem com que o gosto do alimento seja ressaltado em meio aos outros.

Mas, o alho poró também pode aparecer como tempero ou complemento de receitas sem ser necessariamente o ingrediente principal.

É o caso das batatas no forno com creme de queijo, um escondidinho de carne seca ou frango, um caldo verde ou de abóbora, salmão, filé de frango gratinado, bolo de carne, fondue, purê de mandioquinha, lasanhas, etc.

Propriedades e benefícios

Até mesmo pela natureza desse alimento, ele se torna muito rico não só em sabor, mas também em benefícios que pode oferecer a saúde. Ele é rico em nutrientes, em sais minerais, como o potássio, cálcio, ferro e fósforo. Além disso, tem vitaminas do complexo B, vitamina A e C.

O alimento tem ação anti-inflamatória e antibacteriana, pode reduzir as taxas de colesterol e ajudar na imunização do corpo. O alto valor de potássio que o alimento oferece é muito benéfico para quem enfrenta problemas renais, que, consequentemente, podem desenvolver pedras no rim.

O alho poró é rico em fibras, o que pode ajudar as pessoas a emagrecer, já que alimentos com essa característica provocam uma sensação de saciedade maior e melhora a digestão.

É diurético e ajuda o organismo na eliminação das toxinas. Também tem baixo valor calórico. 100 gramas têm pouco mais de 17 calorias.

Aproveite e consuma mais alho levando saúde para você e sua família.

Deixe seu comentário, ficarei muito grato e saberei mais como  contribuir com artigos de sua preferencia.

Obrigado.

Alho Poró: Receitas e Propriedades
5 (100%) 1 vote

Receba GRÁTIS por email as melhores Dicas de como melhorar sua Saúde

2 Comentários

  1. Sempre vejo nos programas de culinária na TV, os chefs usando o alho poró, mas não imaginava o grande benefício que ele trazia para a saúde.
    Obrigada por compartilhar informação tão importante.
    Abraços

    • Obrigado Magali.
      Sou um seguidor de todo seu espetacular trabalho.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *